segunda-feira, 1 de abril de 2013

Aula de Páscoa


Nesta aula, minhas alunas fizeram quatro projetos de Páscoa, conforme fotos abaixo. A tarde foi bem animada e, como em todo ano, durante este período, fizemos amigolate. Elas estavam bem concentradas, mas reclamaram durante o projeto da cestinha rosa, pois a preguiça era grande para recortar todas as peças do coelho, onde demos relevo a várias partes dele, como rabinho, orelhas e pernas.
Farei mais aulas utilizando esta técnica, pois ao utilizar a tesoura, a criança desenvolve o uso bilateral das mãos: a mão dominante corta e a outra dá suporte, e com isso, exercita ao máximo as duas mãos, por igual. Também tenho feito elas usarem bastante a cola líquida, pois até isso é importante para o desenvolvimento motor. A pressão da mão é importante na hora de colocar a cola. Se pressionar demais, a cola sairá em grande quantidade e, quando juntar as duas partes, vazará pelas laterais. E muitas delas já tem conseguido visualizar bem essa situação e sabem a medida exata da cola para produzirem projetos limpos, sem excesso de cola. Já aprenderam também que outra possibilidade é colocar uma pequena quantidade de cola num pratinho plástico e, com um palitinho de dentes, vão molhando na cola e passando no papel ou outra superfície que será colada.
Assim, a cada aula dada, noto a evolução de "minhas meninas" em relação ao desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, da noção de espaço, da relação com as cores e contrastes, da limpeza na elaboração do trabalho e da noção de proporção.
Feliz Páscoa!

                                  Dentro deste coelhinho, colocamos um bombom enrolado em tecido lilás

                                                             Cartão fechado e aberto

                                                     Este foi o projeto mais trabalhoso


                                                       Várias peças a serem recortadas














Um comentário: